Gestão de Empresas e Pessoas

 

Economia e Finanças

Para Profissionais de Outras Áreas


       

 

 


SINOPSE

As operações empresariais comportam atividades econômicas e financeiras que, entrelaçadas, refletem a qualidade do empreendimento.

Economia: Noções de Economia Geral, Regimes e, Ciclos Econômico, Margem, Lucros e Perdas, Formação de Preços, Análises Econômicas (EVA, ROE, Valor Econômico, ROI), e, Noções de Macroeconomia. Etc..

Finanças: Fluxo do dinheiro, Análises Financeiras (Liquidez, EBITDA, Fluxo de Caixa, Valor Financeiro, Juros, Desconto, Valor Presente e Futuro), Planejamento Econômico-Financeiro, Capital Fixo, Capital de Giro.

O e-book inclui testes com perguntas e respostas para fixar os conhecimentos adquiridos, bem como, acesso ao autor para esclarecer dúvidas.

COMPRAR

RESUMO

Economia e Finanças são ciências distintas, mas que se entrelaçam nas atividades empresariais, e cuja gestão pode determinar o sucesso ou fracasso de um bom empreendimento.

É importante conhecer os conceitos clássicos de economia quanto a geração e acumulação de riqueza (Produção = Natureza, Capital, Trabalho e, Riqueza = Produção, Distribuição e, Consumo), para bem administrar uma instituição pública ou privada, um empreendimento ou um simples projeto, uma vez que, sem renda suficiente para se manter, uma inciativa não sobrevive.

Abordamos os diversos regimes e agentes que interagem nos três grandes setores de atividades econômicas, conforme definições do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e, podemos apreciar as diversas formas de empreender e gerar riquezas.

Vistos os conceitos básicos de Economia, passamos ao estudo das Finanças, ou seja, da emissão e circulação das moedas, e dos efeitos de monetização das mercadorias.

A nível das organizações privadas, as finanças implicam no fluxo do dinheiro, desde a aplicação de Capital Fixo, e conforme as demandas operacionais, de Capital de Giro, vendo como a gestão financeira das empresas pode afetar os resultados operacionais.

Ao apreciarmos os ciclos econômico-financeiros (compra, produção, faturamento e, recebimento), depreendemos como Economia e Finanças interagem nas atividades empresariais, e as consequências do fator tempo na lucratividade do capital investido num empreendimento.

Estudamos os conceitos de custos, de despesas, de preços, margem operacional, margem líquida e lucros e perdas, e como avaliar a correlação entre esses fatores e a geração de riqueza suficiente para justificar em termos econômicos, o investimento de Capital de risco.

Também analisamos os diversos tipos de custos financeiros comuns aos empreendimentos, incluindo alguns de operações especificamente financeiras.

Exercitamos como calcular preços de venda e os diversos fatores que afetam a margem e os lucros dos negócios, incluindo análises de tendências e, reprogramação operacional para melhores resultados.

A partir do Balanço Geral de uma empresa, explicamos como calcular os diversos índices econômicos e financeiros para avaliar a situação e resultados operacionais, como EVA, ROI, SOLVÊNCIA, LIQUIDEZ, EBITDA e, CASH FLOW, e a seguir, ensinamos os diversos conceitos de valor do dinheiro e os efeitos do tempo, como: Juros, Descontos, Valor Presente e, Valor Futuro.

Uma vez entendidos os principais aspectos da economia e finanças de uma empresa, estudamos o processo de planejamento econômico-financeiro de um empreendimento.

Após uma breve abordagem sobre os requisitos do planejamento empresarial nos níveis estratégicos, tático e operacional, produzimos um Orçamento Econômico-Financeiro, de cujos dados obtemos uma Justificativa Econômica dos investimentos requeridos através da quantidade de capital exigido pelo empreendimento, e dos índices de Retorno sobre os Investimentos (“ROI”), Valor Econômico Adicionado (“EVA”), Geração de Caixa (“EBITDA”).

Esclarecemos que os mesmos cuidados são devidos aos empreendimentos contínuos, como para projetos específicos de prazo definido, partindo da necessidade de capital, tempo de duração e, lucratividade final, utilizando-se as diversas ferramentas da matemática financeira, como Payback, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Índice de Lucratividade Líquida, conforme a natureza do projeto. Também exercitamos as diversas fórmulas de matemática financeira necessárias a composição de quase todos os projetos, como: Amortização, Depreciação, Leasing, entre outras.

Para ensaiar o uso prático desse amplo cabedal de conhecimentos, abordamos as mais importantes práticas de gestão financeira com implicação direta na necessidade de Capital, como Gestão de Crédito, Gestão de Estoque, abertura de Capital e, emissão de Debêntures.

Concluindo, fazemos uma breve abordagem sobre a macroeconomia, usando como exemplos os dados macroeconômicos do Brasil, o que ajuda a entender a influência recíproca entre macro e a microeconomia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário